Mudar a forma de viver é a melhor maneira de prevenir as doenças cardiovasculares. Bastam quatro simples comportamentos para manter saudável o coração, as veias e artérias:

Fazer uma alimentação saudável

Manter-se fisicamente activo

Controlar o stress

Não fumar

Estes comportamentos não só são essenciais para prevenir as doenças cardiovasculares (aterosclerose, hipertenção, insuficiência cardíaca, AVC, enfarte), bem como várias outras doenças actualmente muito comuns: diabetes, obesidade, hiperlipidemia e cancro.

O primerio passo é adquirir hábitos alimentares que deixem para trás alimentos “ocos”, sem interesse nutricional, como os processados, com elevados níveis de açúcar, sal e gorduras saturadas, refrigerantes, doces e hidratos de carbono refinados (massas, pizzas, pão).

É preciso aumentar o consumo de alimentos naturais, ricos em nutrientes que alimentam o organismo sem o engordar, mantendo-o saudável e cheio de vitalidade: frutas, vegetais, frutos e frutas secas, sementes oleaginosas, tubérculos, cereais integrais, peixes gordos e frutos do mar, algas e germinados.

Se fuma, deixe de fumar o quanto antes. O tabagismo aumenta muito a propenção para doença cardíaca e enfarte.

Existem vários programas que podem ajudar na desabituação tabágica. Procure o seu farmacêutico e coloque as suas dúvidas; verá que se encontra a melhor solução para o seu caso.

O exercicio físico é uma necessidade, não um luxo; é possível prevenir quase todas as doenças crónicas, contrariando o sedentarismo do sofá com a actividade física adapatada a cada um.

Consegue-se baixar os níveis de colesterol sanguineo e aumentar o bom colesterol HDL, actua-se na redução do peso ou na sua manutenção e ainda se consegue melhorar o controlo da tensão arterial.

A actividade física regular também é uma forma de controlar os níveis de stress, os quais contribuem para aumentar o risco de AVC, enfarte ou hipertensão arterial.

Aprender a controlar o stress, uma vez que actualmente é dificil não o experienciar com a confusão do nosso dia-a-dia, é uma mais valia para aumentar a saúde, não só cardiovascular , mas também o bem estar geral.

Existem várias técnicas para reduzir o stress como: meditação, Yoga, massagens de relaxamento, tai chi, aromoterapia, risoterapia, e todas as actividades que provoquem distracção com relaxamento do sistema nervoso central.

Já hoje pode começar uma nova fase da sua vida, dando ao seu coração aquilo que lhe faz melhor e que o deixa a si em forma e cheio de saúde!