Coenzima Q10

É uma substância quimica muito importante para trnsformar a energia dos alimentos em energia para as células usarem. Como o músculo cardíaco tem um esforço constante, esta substância nunca pode faltar. Como a CoQ10 diminui com a idade e com o uso de estatinas (uma classe de medicamentos muito usada para controlar os níveis de colestrol), deve ser suplementada para manter a energia celular. Além disso, é um potente antioxidante, contrariando o envelhicemento celular.

Ácidos gordos Omega 3

São dois, o EPA e o DHA, e essenciais à manutenção da saúde cardiovascular. Reduzem a inflamação nos vasos sanguíneos provocada pela aterosclerose, baixam os nìveis de triglicerideos e controlam a hipertensão.

São essencialmente de origem marinha, peixes gordos, frutos do mar, crustaceos e algas.Preventivamente pode-se suplementar a dieta com w3 na forma de cápsulas ou óleo de peixe.

Chá Verde e Romã

Ambos com componentes que têm forte acção antioxidante. Estes poderosos antioxidantes ajudam a reverter a aterosclerose (acumulação de gordura dentro dos vasos sanguíneos) e baixam a tensão arterial.

Magnésio e Potássio

Estes dois minerais estão envolvidos no bom trabalho do músculo cardíaco, bem como na regulação feita pelo rim dos fluidos corporais, contribuindo para manter a tensão arterial equilibrada.

Fibra e Fitoesteróis

A fibra é encontrada naturalmente nas frutas, grãos, vegetais e legumes permite diminuir a quantidade de colesterol que é absorvida durante a digestão. O ideal é obter a fibra dos alimentos diários, mas também pode ser suplementada (plylio, farelo de trigo, pectinas).

Os fitoesteróis são encontrados em frutos secos e sementes oleoginosas: nozes, avelãs, sesamo, girassol, linhaça. Ajudam a diminuir a quantidade de colesterol absorvido pelo organismo e a baixar o LDL.

Alho

Quer na forma de alimento quer na forma de suplemento, o alho é essencial na prevenção cardiovascular: contribui para baixar a pressão arterial e para diminuir a formação das placas de ateroma dentro dos vasos sanguineos.

Levedura de arroz vermelho

Como suplemento tem evidenciado óptimos efeitos na regulação do perfil lipídico: baixa o LDL, e o colestrol total sem provocar significativos efeitos secundários.

Vários constituintes bioactivos dos alimentos e plantas têm resultados efectivos como promotores da saúde cardiovascular. Muitos deles podem ser consumidos na forma de suplementos, tornando-os mais activos e eficazes. A sua utilização deve ser sempre monitorizada por um profissional de saúde, pois, tendo acção terapêutica podem também interagir com farmácos ou outros estados fisiológicos.

Dra. Sónia Correia, farmacêutica
Nutrição Terapêutica e Ortomolecular