O que significa proteção UVA e UVB?

A luz solar que atinge a terra é composta por dois tipos de radiação invisivel; ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB).

Cerca de 95% das radiações solares que atingem a Terra são compostas por UVA, que é capaz de penetrar nuvens e vidros. Apesar de não queimar a pele, desempenha um papel importante na sua pigmentação e envelhecimento prematuro, assim como no aparecimento de rugas, uma vez que atinge as camadas mais profundas da pele.

Pelo contrário, os raios UVB atingem as camadas mais superficiais da pele, queimando-a e provocando vermelhidão ou “escaldões”. A sua intensidade varia de acordo com a estação do ano, localização e hora do dia, embora possam danificar a pele durante todo o ano. Estes raios são responsáveis pelo desenvolvimento de mutações no DNA, que podem evoluir para cancro da pele.

Assim, um protector solar cujo rótulo indique que apresenta protecção UVA ou UVB apenas protege a pele de um dos tipos de radiações, pelo que o mais indicado será escolher um protector mais abrangente.

O que significa IPS 50+?

O Índice de Proteção Solar (IPS) ou Sun Protection Factor (SPF) indica a capacidade de proteção do protetor solar, ou seja, o tempo extra que se pode estar ao sol sem queimar a pele. Por exemplo, um IPS 50+ indica que, após a aplicação do protector, é possível estar 50 vezes mais tempo ao sol do que o tempo que demora a ficar com a pele vermelha sem proteção.

O que é um protector solar quimico? E de barreira?

Existem dois tipos de protectores solares:

  • Químicos – compostos por substâncias químicas (como benzofenona) que absorvem a radiação UV, reduzindo a sua penetração na pele;
  • Físicos ou de barreira – compostos por substâncias minerais (normalmente óxido de zinco e/ou dióxido de titânio) que refletem a radiação solar.

Nada impede o uso simultâneo dos filtros no mesmo protector, sendo até recomendável em caso de peles mais sensíveis.

Nas crianças até os 3 anos é aconselhável usar protctor solar físico.

Um protector solar em spray tem a mesma eficácia que um creme?

Devido à sua densidade, um protector solar em creme é mais eficaz do que em spray. Além disso, a protecção do spray não é tão longa como a de um creme, pelo que deverá ser reaplicado com mais frequência (aproximadamente a cada hora).

Porque é que os protectores solares só duram 12 meses?

Para além da degradação natural dos constituintes do protector, a tendência para o guardar ao sol quando estamos na praia acelera esta degradação. Ao fim de algum tempo, a própria embalagem pode libertar partículas de plástico para o produto, que poderão alterar a constituição do protector. Assim, aconselha-se a utilizar os protectores solares apenas durante um ano, de maneira a garantir que este está em boas condições.

Porque é que se deve aplicar o protector solar antes de sair de casa?

Uma vez que, após a sua aplicação, o protector solar ainda demora um pouco até ser absorvido e, consequentemente, a exercer o seu efeito protector, este deverá ser aplicado pelo menos 30 minutos antes de sair de casa.

Quantas vezes é preciso reaplicar o protector solar?

Seja qual for o IPS indicado no rótulo, a sua eficácia vai-se perdendo com o tempo. Sendo assim, o protector solar deve ser reaplicado a cada duas horas de exposição solar ou com maior frequência, caso haver muito suor ou actividades na água.

Se não estiver sol? Aplico o protector solar?

O protector deve ser aplicado em qualquer situação climatérica, uma vez que a radiação ultravioleta não tem qualquer tipo de obstáculo. Por exemplo, mesmo se o tempo estiver nublado, a radiação atravessa as nuvens, atingindo –nos e danificando a pele de igual maneira

Além disso, se trabalhar perto de janelas devem ter especial atenção em aplicar protector, uma vez que os raios UVA (responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele) atravessam os vidros.

Em que situações é importante usar protector solar todo o ano?

As pessoas com maior sensibilidade ou alterações de pele ou com história  de cancro da pele devem ter especial atenção aos efeitos da radiação solar, pelo que devem aplicar protector durante o ano todo nas áreas expostas. Adicionalmente, pessoas com peles claras, loiras ou ruivas e de olhos claros queimam mais facilmente, pelo que também devem redobrar os cuidados quando estão ao ar livre

Texto elaborado por Margarida Machado, Farmacêutica Estagiária