A problemática da pele oleosa

A nossa pele é revestida por um filme aquoso-oleoso (FHL) que, em situações normais, se encontra em equilíbrio. Quer isto dizer que a quantidade de gordura é equivalente à de água, sendo que ambas são essenciais para a manutenção da hidratação da epiderme e da derme. No entanto é comum existir um desiquilíbrio deste filme tipo emulsão devido a fatores genéticos e ambientais, podendo levar à formação de uma pele gorda, em que existe ou uma exercebação da componente oleosa (pele seborreica) ou uma limitação da fase aquosa (pele gorda desidratada). Numa pele oleosa é caraterístico o aumento da espessura da camada córnea, elevada produção de excreções sebáceas, dilatação dos poros e folículos, presença de comidões e microquistos (resultantes da hiperqueratinização). Neste tipo de pele a fase oleosa do FHL encontra-se aumentada (excesso de fase oleosa) ou existe a falta de água na pele levando a uma desidratação das camadas superiores da derme acompanhada por descamação).

Avaliação de uma pele gorda (oleosa):

• Aspeto untuoso e brilhante;

• Aspeto untuoso e brilhante;

• Teste do papel vegetal positivo;

• Pele espessa (queratinização);

• Excesso de sebo, poros dilatados – pele seborreica;

• Presença de comidões visíveis e microquistos – pele acneica;

• Pele pouco flexível e por vezes com descamação – pele gorda desidratada.

Os efeitos de uma pele oleosa são mais conhecidos, porque são vistos com frequência, principalmente em adolescentes, que sofrem com as espinhas: “A pele oleosa tende a ter poros dilatados e uma maior propensão ao aparecimento de acne. Apesar da pele oleosa perder menos água para o ambiente, já que o óleo faz um filme de proteção, ela tende a apresentar rugas mais tardias, porém mais profundas”

Produtos recomendados para o tratamento da pele oleosa:

Soha Sardinia

Toda a linha de dermocósmetica Soha Sardinia já está disponível na nossa farmácia.

Venha conhecer. Vai apaixonar-se!

Coverderm (Produto exclusivo)

A Coverderm é uma linha de dermocosmética para camuflagem. Engloba uma gama de produtos com diferentes texturas e tonalidades, permitindo a correção e uniformização de imperfeições da pele, na cara ou no corpo (acne, cicatrizes, queimaduras, vitíligo, manchas, tatuagens, derrames, entre outros). O resultado final é um aspeto natural e duradouro (até 24horas). Os produtos Coverderm são resistentes à água e à transpiração, e a sua textura torna a sua aplicação fácil e agradável para qualquer tipo de pele.

Oferecemos o ensino da técnica para usar da melhor forma estes produtos.
Sujeito a marcação

  • coverderm-camuflagem
  • coverderm-camuflagem
  • coverderm-camuflagem
  • coverderm-camuflagem
  • coverderm-camuflagem

Celulite

Anda triste? Vem aí o Verão e descobriu que tinha celulite?

O que é celulite?

São depósitos de gordura que se acumulam sob a pele e lhe conferem o aspecto de “casca de laranja”, aparecem preferêncialmente coxas, ancas, nádegas e pernas.

Qual a origem da celulite?

Desequilibrio entre o armazenamento e a degradação da gordura.

Quando o armazenamento e a degradação da gordura não ocorrem ao mesmo ritmo, ocorre um aumento de volume dos adipócitos simultaneamente há retenção de liquidos e as fibras elásticas endurecem, contraindo-se e puxando a pele para baixo, por isso ocorre o “aspecto casca de laranja” e muitas vezes um aumento de sensibilidade da zona

Actualmente existem estudos que comprovam que a celulite não é exclusiva da obesidade (assim a celulite pode aparecer em pessoas obesas, magras e com peso normal)

Só as mulheres tem celulite?

Não, apesar de ser mais raro devido á organização das células adipócitas, os homens também podem ter celulite

Existem alturas mais propensas á formação de celulite?

As alterações hormonais podem originar uma maior formação de celulite normalmente coincidem com a puberdade, gravidez e menopausa.

Além do sexo existem outros factores que estão na origem da celulite?

  • Genética
  • Metabolismo lento
  • Idade (perda de consistência e tonacidade das fibras)
  • Ausência ou insuficiência da prática de exercicio fisico
  • Desequilíbrios alimentares (consumo excessivo de gorduras e hidratos de carbono e deficiente em vitaminas e minerais) – win-fit; ever-fit….

É possível eliminar a celulite?

Uma vez formada a celulite é de dificil remoção mas, com bom senso e persistência obtemos excelentes resultados.

– Praticar uma alimentação equilibrada aumentando a ingestão de legumes, frutas, proteinas magras (aves e peixes) e os açucares lentos (do arroz, das massas) evitando o consumo de gorduras saturadas e sal.

– Aumentar o consumo de água (aproximadamente 2l/dia)

– Evitar o consumo de alcool e cafeína

– Praticar exercício físico

Posso usar algum produto para eliminar a celulite?

Produtos na forma de creme, loça e gel com constituição á base de cafeína, retinóis, α-hidroxiácidos, extratos de plantas (Elancyl)

– Massagens manuais (drenagem linfática) ou técnicas específicas ( velasmooth, electroestimulação ccorporal… ) pela sua acção mecanica activa a ciculação, torna os tecidos mais maeláveis e facilita a penetração dos produtos adelgaçantes. Efeito visivel mais ápido feito por técnicas especializadas no nosso gabinete

A “celulite” é persistente, por esse, motivo não basta “atava-la” em vésperas da época balnear, é preciso investir ao longo do ano.

Isoladamente os cremes, geles, loções ou as técnicas adelgaçantes não produzem os efeitos desejados, alisam a pele mas não actuam em profundidade, “entregue-se” nas mãos dos especialistas